A intervenção teve um cuidado especial na manutenção dos materiais originais, para respeito da memória do local e por se tratarem de materiais de qualidade. Por este motivo os novos materiais e técnicas construtivas foram escolhidos respeitando a época em que o apartamento foi construído.
A cozinha foi ampliada e houve a deslocação da casa de banho para outro local da casa. Os novos azulejos são de tipo artesanal e o chão da cozinha, que não foi possivel manter por esta ter sido ampliada, é igual ao pré-existente. Foram escolhidos mosaicos hidráulicos com um padrão claro/escuro em dois formatos distintos.
As carpintarias foram todas realizadas com perfis de madeira maciça, com construção artesanal e as pinturas foram realizadas “a pincel”. Esta abordagem contribuiu para que a intervenção resultasse muito delicada e discreta.
Houve algumas alterações da organização espacial, que melhoraram a capacidade da casa, mas estas foram também muito pontuais: A ampliação da cozinha para a zona da antiga da casa de banho e a abertura de um grande vão na sala de estar para ampliação da area de convivio para a zona da fachada principal.
Para além destes trabalhos, foram realizadas novas redes de água, esgotos e electricidade, que incluíram radiadores eléctricos tipo acumuladores de calor. As janelas exteriores foram todas substituídas.