Apartamento em Campolide

O projecto para este apartamento respeitou a pré-existência, reabilitando a essência dos materiais e técnicas construtivas da época.

Bem localizado em Lisboa, num prédio da segunda metade do século XX, o apartamento apresentava alguns sinais de desgaste, essencialmente decorrentes do uso a que esteve sujeito desde a sua construção. Os proprietários, conscientes do valor importante dos materiais e técnicas construtivas originais, determinaram como ponto de partida o desenho de uma intervenção que pudesse trazer de volta o brilho desse outro tempo.

Um projecto dessa natureza implica um cuidado especial na procura das soluções mais apropriadas, desafio que os arquitectos da MyBuild In tomaram com o maior empenho. A necessidade de adaptar a organização espacial existente para dar lugar a um programa de habitação contemporâneo, obrigou a algumas adaptações na compartimentação, feitas com pequenas adaptações aos vãos interiores e alterações pontuais na atribuição dos espaços. Este facto possibilitou a manutenção das carpintarias dos vãos, condição essencial para a preservação do espírito da habitação.

Assim, a intervenção previu o reaproveitamento do pavimento em tacos de madeira, entretanto coberto com outros materiais menos nobres e desta forma redescobertos. Todas as infraestruturas de águas, esgotos e electricidade foram renovadas, garantindo a durabilidade necessária a uma intervenção mais séria. O mobiliário original da cozinha, entretanto desaparecido, acabou por obrigar a uma intervenção neste espaço mais profunda. Foram colocados novos armários em madeira com frentes lacadas e electrodomésticos de encastrar. Para manter coerência com os materiais existentes, as bancadas foram executas na pedra Lioz.

© 2016 COPYRIGHT / MyBuild In / Todos os direitos reservados